A importância da Gestão Controller em Condomínios

EAGLE Condomínios;
A importância da Gestão Controller em Condomínios Residenciais e Comerciais.

Dentre as tarefas de um profissional de controladoria estão a de extrair e consolidar informações relacionadas ao orçamento de todas as áreas da empresa, gerando relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores e da diretoria da organização ( Síndico, SubSíndico, Conselheiros e membros de comissões ).

Mais adiante veremos os papéis específicos de Analista de Controladoria e Gerente de Controladoria. Antes, vamos juntos ver um pouco mais sobre a importância do controller no condomínio. Sabemos que você vai concordar quando dizemos que o controlador exerce um papel essencial para ajudar a organização a manter-se no trilho do seu planejamento estratégico, tático e operacional.

Então, para reforçar ainda mais essa verdade, acompanhe a seguir:

Planejamento Orçamentário e Gestão Orçamentária.
O profissional de controladoria tem a responsabilidade de elaborar o orçamento, incluindo no pacote a coleta, análise, e consolidação dos dados. Além disso, a importância do controller está em monitorar as variações no orçamento e investigar a origem e o motivo dessas variações. Ao ter essa informação em mãos, o profissional de controladoria tem dados concretos para trabalhar e melhor direcionar os gestores e diretores.

Relatório Financeiro e Auditoria.
O controller é também o responsável por monitorar a condição financeira de uma empresa. Para isso, o controlador trabalha com auditores externos a fim de garantir uma maior transparência nos relatórios financeiros e contábeis, além da conformidade com a Governança Condomínial. Somado a isso, podemos ainda dizer que o profissional de controladoria estabelece, monitora e controla os relatórios financeiros mensais, bimestrais, semestrais e anuais.
Conformidade com normas e regulamentos. A importância do controller está ligada também com a coordenação da prestação de informações para auditorias externas. Adicionalmente, ele é responsável por garantir que o condomínio esteja cumprindo com o pagamento dos impostos municipais, estaduais e federais. Ou seja, o profissional de controladoria é responsável por garantir o famoso Compliance.

Visão estratégica.
Já ouviu falar em visão de águia? Pois bem, o profissional de controladoria é aquela pessoa que enxerga longe e tem uma visão panorâmica do condomínio. Isso porque para exercer sua função ele precisa ter contato com todos os setores da organização, agregando valor em cada setor e ajudando as operações a fluírem de maneira eficiente e ágil. Com uma ampla visão do funcionamento do negócio (especialmente seus números), a importância do controller é ainda maior, pois ele busca otimizar o trabalho de toda a organização.

EAGLE Condomínios, tudo que você precisa.
www.eaglecondominios.com.br

Davi Vasconcelos