PPRA – NR9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho.

PPRA foi criado em 29 de Dezembro de 1994, através da NR 9, pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

Saiba Mais Sobre o PPRA / NR9

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais considera riscos que abordam agentes físicos como ruído, vibrações e temperatura; agentes químicos como poeiras, gases e vapores; e agentes biológicos como bactérias, fungos e vírus.

O PPRA deve contemplar, no mínimo, o planejamento anual; estratégias e metodologias de ação; registro, manutenção e divulgação dos dados; e avaliação do desenvolvimento.

As fases do PPRA são (1) antecipação e reconhecimento dos riscos; (2) estabelecimento das prioridades e metas de avaliação e controle; (3)avaliação dos riscos e exposição dos trabalhadores; (4) implantação de medidas de controle; (5) monitoramento dos riscos; (6) registro e divulgação dos dados.

 

Qual a importância do PPRA?

PPRA possui uma obrigatoriedade legal e, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, melhora a produtividade e as condições de trabalho do colaborador.

A implantação do PPRA também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

E o que são Riscos Ambientais?

Riscos Ambientais são aqueles causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que, presentes no ambiente de trabalho, podem ocasionar danos à saúde do trabalhador por causa de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Abaixo, alguns fatores que podem representar riscos ambientais:

  • Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
  • Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.
 Como a “TOV Budemberg Serviços em Medicina” trabalha com o PPRA?

A TOV Budemberg trabalha o PPRA a partir da elaboração de um documento base por ano, mediante a visita técnica de um profissional de segurança do trabalho nas dependências do cliente. Nesse documento constará o os riscos a que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança propostas e cronograma de atividades.

Elaboramos um planejamento anual com o estabelecimento de metas priorizadas e cronograma, uma forma de registro para organizar a manutenção e divulgação dos dados, gerando, assim, uma periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. Aplicamos também avaliações quantitativas de ruído e iluminação, trabalhando com estratégia e metodologia de ação, para que o cliente possa ter o acompanhamento periódico do programa na empresa.

Etapas de implantação do PPRA
  • Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);
  • Planejamento das medidas de controle dos riscos;
  • Elaboração de ações preventivas;
  • Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente
  • Registro e divulgação dos dados
  • Cronograma de execução das prioridades
  • Desenvolvimento do documento base
  • Documento base e relatórios anuais
  • Laudos ergonômicos
  • Laudos técnicos

Parceiro:
TOV Budemberg Serviços em Medicina
Rua Duque de Caxias, 160
São Roque | Centro
11 4712 5378

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