Recursos Humanos: 1. A importância do “Recurso Humano” em um condomínio.

Atualmente, a área de recursos humanos tem apresentado uma grande importância devido à percepção que as condomínios vêm tendo em relação a este setor, são as pessoas que alcançam resultados nos âmbitos de qualidade, produtividade e atendimento, ou seja, os objetivos buscados pela empresa.

O setor de recursos humanos é o responsável pelo desenvolvimento humano na empresa, a atuação desse setor abrange o ambiente interno da organização, sendo aplicada diretamente sobre as pessoas através dos cargos ocupados, a área de recursos humanos dentro de uma empresa é geralmente trabalhoso, o setor existe como auxilio dentro da empresa, assessorando os setores, e desenvolvendo diretrizes capazes de solucionar problemas específicos com o quadro funcional. O RH é o suprimento que possibilita ao chefe tomar decisões acertadas.

Para gerenciar pessoas em um empreendimento, não podemos pensar em uma estrutura rígida, padronizada, tampouco em um modelo único. As estruturas de recursos humanos atuais consistem em várias ações que, coordenadas, facilitam a gestão e o planejamento de pessoas, com a evolução constante das atividades relacionadas com pessoas o recurso humano foi fundamentado e separada em processos, que são: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

. Processos de RH:

. Provisão:
Planejamento de RH;
Recrutamento;
Seleção de pessoal.

.Aplicação:
Socialização organizacional;
Desenho de cargos / Descrição e análise de cargos;
Avaliação de desempenho humano.

. Manutenção:
Remuneração;
Benefícios;
Higiene e segurança do trabalho;
Relações sindicais.

. Desenvolvimento:
Treinamento;
Desenvolvimento de pessoal;
Desenvolvimento organizacional.

. Monitoramento:
Banco de dados e sistema de informação;
Auditoria de RH.

O setor de recursos humanos busca facilitar e ajudar no desempenho das organizações através das pessoas, a análise e desenvolvimento de profissionais nas organizações é de grande importância para o crescimento no mercado.

O importante é saber que o setor de Recursos Humanos deve estar sempre atento ao comportamento de seus colaboradores, identificando possíveis funcionários desmotivados e conseguir identificar os motivos, traçando soluções para retê-los na empresa. Isto só pode ser feito com preparo do gestor de RH e observação que devem ser constantes.

MARECHALL Serviços Patrimoniais
Portaria | Limpeza | Zeladoria