Financeiro: 1. Administração financeira e sua importância nos condomínios

A administração financeira deve ocupar uma condição de destaque e prioridade nos empreendimentos. Assim como as empresascomparamos assim um nossos condomínios – podem caminhar mais intensamente para o sucesso com uma boa administração financeira, a ausência e má execução dessa atividade pode representar a decadência e desvalorização.

Essencialmente falando, trata-se de uma atividade que lida com a administração das finanças de um empreendimento ou organização, visando planejá-las, controlá-las e utilizá-las para obter o melhor resultado possível.

A administração financeira está diretamente relacionada, portanto, à maneira como um empreendimento  lida com suas finanças e os resultados e benefícios que consegue obter através do seu manuseio.

Vamos nesse artigo explorar algumas questões sobre a importância e ação dessa disciplina dentro dos condomínios.

A importância da administração financeira

Há alguns preceitos básicos que todas as pessoas e empresas conhecem:

  • Não se deve gastar mais do que as próprias receitas;
  • Não ter as informações corretas pode levar a tomada de decisões precitadas e errôneas;
  • É preciso investir para crescer, mas investir corretamente;
  • Entre outros.

Podemos, por um lado, afirmar que essas são questões básicas de uma boa gestão financeira, seja pessoal ou condominial. Ainda assim, por outro lado, muitas são as pessoas e empresas que descuidam dessas atividades, que são o coração da administração financeira.

É por isso que uma boa gestão financeira está relacionada não somente às situações presentes, mas também e principalmente à situação futura.

É papel dos administradores financeiros, em primeiro lugar, ter conhecimento – isto é, possuir o registro – de toda movimentação financeira; então, com essas informações, tomar as melhores decisões, ou fornecer relatórios para que outros decidam, que favoreçam o crescimento e valorização dos empreendimentos.

O princípio de tudo está, portanto, no registro de todas as informações financeiras e atualização desses dados. Sem isso não será possível uma boa administração. Seu condomínio tem cumprido bem essa etapa? O que pode ser melhorado?

Essas informações registradas permitirão, além da tomada de decisões, acompanhar o desempenho da empresa através de indicadores. Ainda que os indicadores financeiros não sejam os únicos que demonstrem se uma empresa está alcançando os seus objetivos, eles têm um grande peso nessa análise.

Outro fator que torna fundamental a boa administração financeira diz respeito à estratégia financeira condominial. Toda empresa ( condomínio ) necessita de uma estratégia para crescer e se desenvolver; mas como seria possível desenvolver uma estratégia consistente e realista sem dados confiáveis sobre a situação financeira?

Cabe ainda aos administradores financeiros a tomada de decisões que podem direcionar para o sucesso do imóvel. Os três tipos principais de decisões financeiras são:

  1. Destinação do fundo de reserva;
  2. Investimentos ( Exemplo: Aplicações Bancárias e outros );
  3. Inadimplência.

Assim, considerando que em toda a empresa há movimentação financeira (é possível identificar tais movimentações no departamento de compras, recursos humanos, produção, logística, e em tantos outros), é também essencial que o gestor financeiro esteja integrado com todas as empresas e seja alimentado das informações relevantes.

A realidade em pequenos e médios condomínios

Quando tratamos de pequenos e médios condomínios, é sabido que a realidade por eles vividas não permite, na maioria dos casos, ter um administrador destinado apenas às finanças. Além disso, são poucas aqueles onde se pode encontrar Síndicos, Conselheiros e Corpo Fiscal especialistas em finanças.

Justamente pela falta de conhecimento e experiência, e por um foco grande na área produtiva e comercial, muitas empresas desses portes acabam por não cuidar devidamente da gestão financeira, o que traz malefícios com o decorrer do tempo, e até mesmo impede a valorização  tão desejada pelos moradores.

Nesses condomínios pode ser um divisor de águas, permitindo impulsionar a sua valorização, contar com um auxílio externo para regularizar e aperfeiçoar a administração financeira. Uma das opções é a contratação de uma Administradora de Condomínios, que leve até o seu condomínio maior conhecimento e valorização.

Ferramentas para administração financeira

Obviamente, todo esse trabalho pode ser melhor realizado com as ferramentas corretas e atuais. Infelizmente, ainda há um grande número de condomínios resistentes à adoção de sistemas e ferramentas que auxiliam na administração.

Há ainda aquelas que, apesar já possuírem alguma planilha ou sistema, pouco exploram das funcionalidades disponíveis, e se restringem mais às funções operacionais (como registrar as entradas e saídas).

Além das já consagradas planilhas eletrônicas que auxiliam na gestão financeira, há sistemas e softwares acessíveis para condomínios de todos os portes.

Para os condomínios que preferem as planilhas eletrônicas, é possível encontrar modelos gratuitos disponíveis na internet dos mais variados tipos:

  • Fluxo de caixa;
  • Movimentação financeira;
  • Controle de inadimplência;
  • Planejamento financeiro;
  • Custos de funcionários;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Entre outras.

Já as empresas que desejam uma solução mais completa e robusta, que além de ajudar no controle das informações ofereça relatórios e ferramentas para a tomada de decisões estratégicas, é um bom caminho é o aplicativo disponibilizado de forma gratuita pela empresa Sivirino.com.

Planejamento financeiro

Uma das atividades mais importantes quando se fala em administração de finanças é o planejamento financeiro. Fundamental para qualquer tipo de empreendimento, é esse planejamento que deve guiar as ações e ajudar no controle da movimentação financeira.

Como uma administradora pode ajudar

Reconhecendo a importância de uma boa administração financeira, como fazer quando um  condomínio não possui as competências para realizá-la?

É sempre válido que os profissionais destinados a essa atividade busquem o aperfeiçoamento profissional através de cursos e treinamentos (além da experiência prática). Porém, é também válido contar com o auxílio de uma consultoria administrativa para ajudar a organizar as finanças, traçar um bom planejamento e auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais.

Para ajudar os condomínios e gestores a entender como funciona o trabalho de uma consultoria para condomínios e quais benefícios podem ser esperados, a EAGLE Condomínios trás pra vocês essa importante ferramenta: Controladoria Administrativa.

Parceiros:

 

EAGLE Condomínios.
Administração | Síndico Profissional | Jurídico | Imóveis
11 4262 1108 | 11 98641 3450
www.eaglecondominios.com.br

 

Sivirino App Completo GRÁTIS
Salvador | Bahia | Brasil
71 3500-1302 / 71 9 9968-7571
www.sivirino.com 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta