RATOS no meu condomínio – E agora Síndico ???

infestação de ratos em condomínio

Como lidar com infestação de ratos em condomínios

Os ratos e insetos costumam aparecer em lugares convidativos, com fatores que facilitem a permanência deles, como água, alimentos e um lugar para abrigo. Para o controle de uma infestação de ratos, é preciso uma mobilização para ocorrer limpeza e vigilância constante, o que pode ser muito difícil em condomínios, pois são vários moradores para mobilizar.

Em condomínios, a luta diária contra infestação de ratos depende do envolvimento de todos os moradores, pois se um despejar lixo de forma incorreta ou deixar água parada em alguma área, já facilita a entrada de roedores, prejudicando a todos. Neste artigo, você confere algumas dicas de como impedir a infestação de ratos no seu prédio residencial ou comercial. Confira!

Dicas de como lidar com infestação de ratos em condomínios

Ambiente favorável

Quando o roedor encontra um ambiente propício para sua procriação, é quase certo de que haverá um problema com infestação de ratos no local. Para evitar problemas com tais animais, é preciso eliminar qualquer indício dessas condições na sua casa e nos ambientes próximos a ela.

Alguns roedores, como as ratazanas e os ratos de telhado, não fazem tocas dentro das casas, apenas entram dentro na residência para buscar comida. Caso não encontrarem nada, dificilmente voltarão.

Na natureza, esses animais costumam fazer tocas, mas em ambientes urbanos, focam em montes de entulho e lixo acumulado que possam fornecer comida e um local para se proteger de predadores.

Principais riscos

Doenças e contaminações para os moradores são os principais danos causados por roedores. Danos materiais também podem ocorrer, devido ao hábito de roerem tudo, como por exemplo, fios de energia, cabos, canos, metais, madeiras e plásticos.

Em relação à expectativa de vida desses animais, a ratazana tem um tempo de vida estimado em 2 anos, o rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo cerca de 1 ano.

Os ratos também são pragas conhecidas por sua alta velocidade de reprodução. Todas as três espécies citadas acima podem começar seu ciclo reprodutivo a partir do 3º mês de vida, com gestações curtas de 20 dias. Os roedores podem ter aproximadamente 5 a 12 filhotes por cria, dependendo da oferta de alimento e abrigo.

invasão de ratos em condomínio

 

Prevenção contra infestação de ratos

O cuidado com o lixo é essencial. Manter o material orgânico acondicionado em sacos plásticos no chão não é aconselhável, pois insetos e ratos podem rasgá-los. Você também pode apostar em armadilhas para ratos, como a chamada ratoeira.

Procure não deixar ração de cães e gatos expostas ao decorrer da noite. Atente-se, também, à água de seu animal de estimação. Além de demonstrar ao rato que ali existe um foco de comida, ela também atrai infestações de baratas, formigas e outras pragas.

A prevenção mais precisa contra infestação de ratos é a desratização e, para isso, você pode contar com a dedetizadora InsetPragas. Temos 20 anos de experiência, com serviço de qualidade e responsabilidade ambiental. Se você procura uma dedetizadora de SP, entre em contato conosco e saiba sobre nossos serviços.

Parceira:
Inset Pragas
(11) 4701-9312
(11) 94763-1361
contato@Insetpragas.Com.Br

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta