São Roque 137 anos de história; Carros de Lenha e sua tradição

Entrada dos Carros de Lenha; Domingo 05 de Agosto de 2.018

Entrada dos Carros de Lenha abre festividades do 361° aniversário de São Roque, neste domingo (5) - REPRODUÇÃO: FACEBOOKEntrada dos Carros de Lenha abre festividades do 361° aniversário de São Roque, neste domingo (5) – REPRODUÇÃO: FACEBOOK

Entrada dos Carros de Lenha:
tradição completa 137 anos

Como acontece desde 1881, a Entrada dos Carros de Lenha no Largo dos Mendes (Praça da Matriz) abre neste domingo (5), às 11h, as festividades oficiais em comemoração ao aniversário de São Roque. A cerimônia conta com a participação de milhares de pessoas e dezenas de carros puxados por animais, para reviver a tradição que representa um dos pilares da economia local e agora faz parte do patrimônio cultural.

Segundo os registros históricos, no século XIX, a lenha era o combustível mais usado no Brasil. Na São Roque da época, ela assumia papel econômico primordial, representando uma importante fonte de renda. Assim, quando a Igreja Matriz precisou de recursos para importar da França uma imagem do padroeiro da cidade, São Roque, a população se mobilizou e cada família contribuiu doando o que possuía de mais valioso: lenha. O transporte desse material para a cidade em grande volume, com a utilização de veículos de tração animal, originou um evento de oferendas e congraçamento social.

Os carros de boi, então o meio de transporte mais comum na região, saiam da zona rural enfeitados e organizados para entrar na cidade em data e horário combinados. A carreata era recebida pelos moradores da vila com festa, música e comida. A recepção representava a gratidão pela lenha doada.

Atualmente, a Entrada dos Carros de Lenha é simbólica. Além disso, os carros de boi dividem espaço no cortejo com enormes caminhões e tratores cheios de lenha. O trajeto tem início na Avenida Bandeirantes, segue pela Avenida Tiradentes e ruas Rui Barbosa, Pedro Conti, Marechal Deodoro da Fonseca e XV de Novembro, até chegar à Praça da Matriz.

Empresas de turismo e hotéis oferecem pacotes que incluem a participação no evento. Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone (11) 4712-9630.

SERVIÇO – O Município de São Roque está localizado no extremo oeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, 50 quilômetros de Piedade e 75 quilômetros de Boituva.

Parceiros:
Agito São Roque

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta