O benefício das frutas para as crianças

O benefício das frutas para as crianças.
Incluir o consumo de frutas in natura na alimentação do seu filho só tem vantagens; saiba como deixá-las atraentes.

As frutas são boas aliadas da alimentação infantil. Saborosas e docinhas, não costumam enfrentar grande resistência das crianças para incorporá-las ao cardápio diário. É tudo uma questão de adquirir o hábito de consumi-las. E, principalmente, in natura, e não somente como forma de sucos.  “As frutas terão sempre mais fibras, e na casca, mais nutrientes, enquanto no suco se perde uma parte disso”, diz a nutricionista Paula Moreira Taglassachi CRN 54107/P.

Por que investir nelas: Quer conhecer as vantagens de incluir frutas no dia a dia do seu filho? Elas contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. E não é só. Toda essa variedade nutricional vem com poucas calorias, é facilmente digerida e dá boa saciedade. Segundo Paula Taglassachi, o consumo diário de frutas tem sido associado à diminuição da mortalidade, à redução de doenças crônicas e ao reforço do sistema imunológico. “De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há evidências de que a ingestão de frutas diminui o risco de diabetes e obesidade”, afirma a nutricionista.

In natura é melhor: A recomendação dos especialistas é que crianças acima de 1 ano de idade consumam de três a quatro porções de frutas por dia. Se elas não forem processadas e transformadas em suco, tanto melhor, porque assim suas fibras e nutrientes permanecem intactos. “A variedade de cores também é importante, pois garante o aporte de diferentes nutrientes, essenciais ao crescimento e desenvolvimento infantil”, explica Paula Taglassachi, nutricionista especialista em nutrição com atendimento na Rua Rui Barbosa 634, Centro – São Roque.

Outro ponto importante é, sempre que possível, não desprezar a casca, já que nela que se concentra a maior parte desses benefícios. Lembre-se de higienizar as frutas antes de oferecê-la às crianças, deixando-as de molho por 15 minutos em uma mistura de água (1 litro) e água sanitária (1 colher de sopa), e lavando-as em água corrente em seguida. Uma opção é usar hipoclorito de sódio, seguindo as instruções do fabricante.

Caso seu filho seja muito resistente a comer a fruta inteira, é preferível oferecer o suco da fruta a não dar nada. Mas não desista! Gradualmente, insira a versão in natura na alimentação dele. E seja o exemplo, claro! E lembre-se: deixe as opções em caixinha como exceção na alimentação das crianças.

Seu filho vai adorar

Crianças apreciam sabores, cores e formas. Por isso, Paula Taglassachi CRN 54107/P, dá dicas para deixar as frutas mais atraentes:

– Invente desenhos com frutas no prato. Um rosto de palhaço pode ser feito usando uvas para os olhos, cereja para o nariz, e banana para a boca. Para uma carinha de cachorro, utilize fatias de banana e passas para os olhos, ameixa para o nariz e fatias de morango para a língua. Use sua criatividade!
– Coloque frutas picadas e sortidas em espetinhos;
– Jogue um iogurte em cima das frutas;
– Prepare salada de frutas com formatos diferentes (a melancia, por exemplo, pode ser cortada como uma estrelinha);
– Faça picolés com pedaços de frutas. Basta cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar um palito de madeira e levar ao congelador.

Todo tipo de fruta é bem-vindo na alimentação do seu filho.

Mas, com a ajuda da nutricionista Paula Moreira Taglassachi CRN 54107/P, selecionamos algumas frutas por terem boa aceitabilidade pelas crianças; lembre-se todas as frutas devem sempre estar presentes em suas refeições.

Confira algumas frutas e seus benefícios:
– Laranja: Rica em fibras, contém vitamina C, que fortalece a defesa do organismo, combatendo a tosse e o resfriado. A vitamina C também ajuda na absorção do ferro, evitando a anemia, tão comum na infância;
– Mamão: Tem efeito laxante e contém uma enzima chamada papaína, que torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas;
– Maçã: Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a mastigação da fruta auxilia na prevenção de cáries, pois sua textura e composição ajudam na limpeza dental;
– Banana: É rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, que dão energia. Fonte de potássio, a banana ajuda a prevenir cãibras quando consumida regularmente;
– Melancia: Assegura uma boa hidratação para as crianças porque é constituída de muita água. Tem vitamina A, importante para o desenvolvimento ósseo, e potássio.As frutinhas são capazes de aumentar a imunidade, prevenção de doenças crônicas entre outros benefícios… Feliz aquele que consume frutas todos os dias! Igual a Sofia de 3 aninhos, a linda menininha da foto!

Parceira:
Paula Moreira Taglassachi
Nutricionista – CRN 54107/P
Rua Rui Barbosa 634 – Centro – São Roque
11 963805064

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