Síndico melhore seu trabalho com essas 8 dicas…

Síndico melhore seu trabalho com essas 8 dicas…

Esteja sempre bem informado

Conheça bem a convenção do condomínio e todas as leis pertinentes à sua atuação, já que a maioria das demandas e situações do cotidiano desse profissional está devidamente prevista na legislação. É essencial conhecer os direitos e deveres tanto dos condôminos quanto os concernentes à relação com terceiros.

Dominar a situação condomínio é fundamental. Se necessário, faça um check-up. Informe-se sobre moradores e funcionários, sobre as taxas de inadimplência e a respeito da estrutura da edificação. Faça novas análises constantemente para se manter sempre atualizado.

Tenha uma boa equipe

Cerque-se de colaboradores qualificados e de confiança. Se houver um problema mais grave, não hesite em consultar um profissional especializado — como um engenheiro ou um advogado, por exemplo. Considere também a contratação de uma empresa administradora e de um escritório de contabilidade para questões mais técnicas, caso se sinta pouco confiante em algum desses aspectos.

Seja organizado

Tenha todas as decisões e ocorrências muito bem documentadas. Arquive cuidadosamente os documentos legais — como notas fiscais, atas de assembleias e papelada trabalhista. Organize os setores de gestão separadamente e crie uma planilha de gastos para cada um deles. Tenha um controle preciso do dinheiro comum e faça prestações de contas com a frequência estipulada.

Cuide bem da manutenção

Verifique sempre com o zelador a ocorrência de quaisquer alterações na estrutura do prédio. Faça um checklist e confira cada ponto que merece ser acompanhado com mais cuidado — como jardins, elevadores, portões e sistema de segurança, por exemplo. Se possível, feche contratos de manutenção com empresas especializadas em cada serviço, não se esquecendo de sempre fazer pelo menos três orçamentos antes de contratar algum serviço.

Estabeleça limites

Estipule horários determinados para o atendimento aos condôminos, mas esteja preparado para ter que atuar em situações emergenciais. Para sua segurança, formalize toda e qualquer reclamação e sua respectiva solução por escrito. Cumpra — e oriente os moradores a cumprirem também — as regras estabelecidas pela convenção.

Controle a inadimplência

Busque formas efetivas de diminuir a inadimplência e se certifique de que as orientações tenham sido claramente explicadas a todos os condôminos. Se está buscando um melhor método de cobrança, teste o uso de um sistema de emissão automatizada de boletos. Você nunca mais vai precisar bater de porta em porta!

Tenha jogo de cintura

Em casos específicos, a solução para o problema pode não estar explicitamente apontada na legislação. Aí é a hora de saber adaptar as normas ao caso concreto, não ficando preso às situações anteriores. Afinal, a prática, muitas vezes, não corresponde à teoria.

Mantenha uma boa relação com os moradores

Deixe um livro de sugestões na portaria e faça periódicas pesquisas de opinião. Seja profissional, não tomando partido nas discussões entre os condôminos. Divulgue mensalmente como se encontra o saldo bancário do condomínio, mostrando os demonstrativos de receitas e de despesas, e informando claramente como o dinheiro tem sido gasto.

A confiança dos moradores é conquistada no dia a dia. Como você é o responsável pelos valores arrecadados, bem como por todos os gastos feitos em nome do condomínio, é essencial ser um síndico acessível e organizado, merecedor do respeito de todos. Com organização, atenção aos detalhes e um bom planejamento, a harmonia no condomínio fica garantida!

Parceiros:

Eagle Condomínios
Rua José Augusto Pedroso, 283 – Sala03
11 42621108 – contato@eaglecondominios.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe uma resposta