3º Idade e Qualidade de Vida em Condomínios

A importância de atividades físicas na terceira idade…
Ao envelhecer, o corpo exige mais esforço para realizar atividades cotidianas, os músculos enfraquecem, aumenta a incidência de dores e as pessoas tornam-se mais vulneráveis a sofrerem lesões e quedas.

Mais de 10% da população brasileira é composta por pessoas na terceira idade. Para se ter uma velhice mais tranquila e garantir a longevidade, é importante: a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde.

Cerca de 50% do declínio físico associado ao envelhecimento pode ser motivado pela falta de atividade física. A prática não regular, ou a total falta de prática de exercícios físicos entre os idosos pode contribuir para o surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo:

Redução da massa muscular, força e resistência física;
Redução da coordenação e equilíbrio;
Redução da flexibilidade e mobilidade articular;
Redução da capacidade respiratória;
Redução da densidade óssea;
Aumento nos níveis de gordura corporal;
Aumento da pressão arterial;
Aumento do risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e.
Aumento da susceptibilidade para distúrbios do humor (ansiedade, depressão, etc.).
Confira abaixo alguns dos muitos benefícios da prática regular de atividades físicas:
Densidade óssea: os exercícios ajudam a minimizar a perda de massa óssea, consequentemente reduzindo risco fraturas e osteoporose. Exercícios com peso são os mais indicados para manter os ossos fortes e saudáveis.

Funções cardiorrespiratórias: a prática de atividades físicas reduz o risco de doenças cardiorrespiratórias e pressão alta. Se o idoso já apresenta esses problemas, os exercícios ajudam a controlar a patologia.

Níveis de gordura corporal: o excesso de gordura corporal é responsável pelo surgimento ou agravamento de diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes. Os exercícios físicos ajudam na queima do excesso de gordura mantendo o corpo com o peso ideal, também aceleram o metabolismo e aumentam a massa muscular.

Saúde mental: a prática de atividade física, de forma contínua, eleva a quantidade de oxigênio e circulação de sangue no cérebro, melhorando a saúde mental de modo geral (memória, concentração, etc.).

A OMS – Organização Mundial da Saúde – recomenda que as pessoas pratiquem 30 minutos de atividades físicas diariamente. Muitas vezes não é possível cumprir à risca essa recomendação, mas é imprescindível criar um cronograma para essas atividades, ao menos 3 vezes na semana ou 10 minutos diariamente no início.

Algumas atividades recomendadas:
Natação;
Pilates;
Caminhada;
Musculação;
Alongamento…etc

Parceira & Colunista
Assessoria Esportiva GH
Educadora Física Especializada
Carolina 11 964021279

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